65.jpg
Paisagem antiga

A paisagem natural e cultural é um cada vez encarada como um valor. Ela pode fazer parte dos seus activos e valorizar o seu empreendimento ou projecto, tornando-o também mais competitivo. Desde a fundamentação de produtos regionais à recriação de ambientes históricos e etnológicos para fins culturais, educativos ou de animação turística, a paisagem de hoje pode ser enriquecida com as evidências da sua evolução e do que nela perdura há séculos.

A Etnoideia tem capacidade técnica para elaborar estudos de reconstituição de paisagem antiga recorrendo a fontes documentais, fiscais, cartográficas e iconográficas bem como a dados sectoriais e de natureza sensitária que nos permitem reconstituir parcelas significativas de território.

Desenvolvemos metodologia própria, testada com sucesso em vários contextos, que permite ordenar em base de dados todas as informações recolhidas por investigadores, coordenadas no espaço (georeferenciadas ou coordenadas) e no tempo com conteúdos informativos para pesquisa por palavras-chave. Assim, conforme a intensidade e profundidade do trabalho desenvolvido é possível desenvolver instrumentos de pesquisa apoio à gestão de projectos, desenvolvimento de produtos e serviços ou para a construção de produtos interactivos para uso do público.