67.jpg
Património Rural

O Património Rural é um importante repositório da cultura material e imaterial do interior do país e de grande parte das zonas de hinterland das actuais áreas urbanas, conhecidas até ao século XIX por Termos. Trata-se normalmente de património não monumental, relacionado com o trabalho pré-industrial e com as valores das sociedades tradicionais, por isso a sua identificação e interpretação é complexa, dado o sincretismo nas realizações populares entre forma, função, mentalidade e imaginário.

Além de ser imperativo o seu conhecimento e inventariação, este património constitui um valor incontornável de qualificação dos territórios e de afirmação de identidades, possuindo um apreciável potencial diferenciador e aumentando a atractividade e competitividade regional. É pois cada vez mais um desafio a sua integração adequada nos instrumentos de planeamento local e regional e nas consequentes políticas de desenvolvimento.

Na Etnoideia desenvolvemos levantamentos e estudos completos para autarquias e organizações de desenvolvimento numa perspectiva de apoio à gestão territorial, qualificação ambiental e reabilitação do património. Dispomos das competências técnicas necessárias para garantir uma análise transdisciplinar e ir ao encontro dos seus objectivos.